Helicobacter Pylori

Estudo do Helicobacter Pylori
Esta bactéria vive quase exclusivamente no estômago humano, onde devido à sua mobilidade atravessa a camada de muco e adere às células do epitélio gástrico. A colonização num ambiente tão ácido é possível graças à presença de uma urease extracelular que vai permitir à bactéria produzir uma “nuvem” de amónia para neutralizar a acidez no local.

Recomendações
Patologia e Sintomatologia
Apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de sintomatologia e/ou complicação relacionada com a bactéria, a infecção pela Helicobacter Pylori é a principal causa de várias doenças gastrointestinais que incluem gastrite crónica, úlcera duodenal, úlcera gástrica e carcinoma gástrico.

Dependendo da gravidade da infecção, poderá apresentar os seguintes sintomas, isoladamente ou em conjunto:

• Sensação constante de enfartamento, inchaço e ar no estômago.
• Ardor ou desconforto na zona do estômago ou sensação de indigestão.
• Náuseas (enjoos) e vómitos frequentes e repetidos.
• Dores de estômago antes ou depois das refeições.
 Poderá ter uma infecção gástrica causada por uma bactéria chamada Helicobacter Pylori.

O médico recomenda a realização do Teste do Helicobacter normalmente por uma das seguintes razões:

• para confirmar se sofre de infecção provocada por Helicobacter Pylori.
• para verificar se o tratamento a uma infecção por Helicobacter Pylori foi bem sucedido.
É um teste respiratório em que é dado a ingerir um líquido com vitamina C e a seguir uma dose de ureia marcada com 13C. A ureia, na presença da enzima urease hidrolisa-se e o CO2 libertado, marcado isotopicamente, é detectado por espectrometria de massa, numa amostra de ar expirado.

O Helicobacter Test é um método não invasivo, não doloroso, de fácil execução e ao contrário do método serológico, este teste negativa muito precocemente após tratamento de erradicação.
Há indicação para tratar a infecção por Helicobacter Pylori se esta estiver (ou tiver estado) associada a alterações importantes no estômago ou no duodeno. A infecção pode ser tratada com antibióticos e medicamentos que reduzem a acidez no estômago.
  TopoRecomendações
• Deve realizar um jejum de 6 horas e sem fumar. Realizar de preferência de manhã.
• Suspender antibiótico 1mês antes do teste.
• Suspender Omeprazol ou outro inibidor da bomba de protões ou sais de bismuto 15 dias antes do teste.
• A bebida rica em Vitamina C pode ser fornecida pelo Laboratório ou pode ser substituída por um sumo de laranja puro (200 ml).
• A realização do teste demora cerca de 40 minutos.
• Marcação do teste com o laboratório.